contato@centralloc.com.br +55 (31) 3351-7604 +55 (31) 3351-7604

Botina para serviço elétrico: como escolher?

13.11.2020 | Categoria: Mercado, Produtividade

Todo mundo tem essa dúvida, qual é a bota que oferece segurança no serviço com eletricidade? Venha já conferir com a gente 4 dicas básicas para ter certeza na hora da sua comprar!

O calçado de segurança é uma das ferramenta de trabalho mais importantes, afinal é indispensável para proteger o trabalhador dos mais diversos tipos de acidente relacionados aos pés, seja na construção civil, indústria ou até no serviço residencial.

Cada vez mais a indústria de Equipamentos de Proteção tem inovado e produzido produtos de altíssima qualidade, como as empresas Marluvas Bracol. Junto com a tecnologia, tais empresas tem se preocupado cada vez mais com a estética do produto. O que tem transformado os calçados de segurança em produtos cada vez mais bonitos de usar.

Voltamos a relembrar nossos leitores, que é assegurado por lei que o empregador forneça ao trabalhador todos os materiais de EPI. Por tanto, se seu funcionário sofre algum risco de acidente de trabalho se preocupe em equipá-lo.

Segurança para trabalhos elétricos

Normalmente os grandes acidentes de trabalho com eletricidade acontecem com trabalhadores despreparados e sem proteção, e normalmente ocorre com o trabalhador autônomo. Este problema decore da falta de orientação de um Técnico de Segurança do Trabalho.

Como escolher uma Botina certa?

Na hora de escolher seu calçado preste muita atenção nos seguintes tópicos abaixo.

– Escolha sempre o calcado: com proteção contra a corrente elétrica (choques) e variação térmica do ambiente.

– C.A: Certificado de Aprovação, Normas da ABNT, NR6 e etc.

– Cabedal de couro ou material isolante: Parte que envolve a parte superior do pé, envolve todo o calçado

– Biqueira de polipropileno: É uma proteção extra na ponta (bico) do calçado, protegendo contra impactos por cima do pé. Hoje em dia existem biqueiras de vários materiais, mas para serviços elétricos esta parte do calçado jamais pode ser de Aço, pois o metal é condutor elétrico e pode facilitar o choque. Preste muita atenção a isso!

– Solado emborrachado e resistente aos volts do trabalho: apesar de parecer bobeira, esta é a parte que mais protege o trabalhador! O choque pode vir no chão, afinal, pisar em fio descascado ou local energizado pode ser fatal.

Lembre-se de medir a quantidade de volts seu trabalho pode receber de descarga elétrica, pois existem solados mais resistentes do que outros (calçados 500volts, 1000volts, 5000volts ), por isso conheça seu trabalho e fique seguro na sua escolha.

Veja também

10.03.2021

CBIC defende atitudes corretas e conscientes na indústria da construção

‘Quer se dar bem?’ Então diga não ‘ao jeitinho’, ao ‘só hoje’, ao ‘é bem rapidinho’. É o que a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) defende […]

Continue lendo
18.02.2021

Construção civil gerou mais de 30 mil empregos no ano da pandemia em SP, diz Caged

Mesmo em ano de pandemia, no qual vários setores sentiram os efeitos da crise provocada pela Covid-19, o setor de construção civil gerou mais de 30 mil contratações […]

Continue lendo
01.03.2021

Pnad Contínua: Construção gerou 296 mil vagas em relação ao último trimestre de 2020

A população ocupada no País (86,2 milhões) subiu 4,5% (mais 3,7 milhões de pessoas) em relação ao último trimestre de 2020. Já a construção civil gerou 296 mil […]

Continue lendo

Como
chegar